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 Portal do Vodum



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Vodum Legba

LEGBAS NO DJEJE

Agbonuxosu - rei do portal, é um pequeno Legba feito de um único tipo de argila, situado no portal, mas que, em uma solenidade apropriada, é substituído por um Legba do ko (em terra misturada) que recebe sacrifícios.
Axi-Legba - é o Legba dos caminhos.
To-Legba - é o Legba de uma cidade, ou de uma aglomeração.
Zãgbeto-Legba são os caçadores noturnos tem chifres e protegem os Zãgbeto.
Um-Legba - defende o portal de todo vodum. 
Legba agbãnukwè ou agbã-nukõ, (diante de Fa) ou Fa-Legba, protege o Fa perto do qual ele reside, Ele está a frente de Fa. Ele é o executor, seu chefe de armas. O Legba agbãnukwè é muito conhecido de todos nós. Muitos o tratam como "Exu do Jogo". Ele tem características bem especiais, e alguns materiais são imprescindíveis quando de sua acomodação.
Vejamos: O Legba agbãnukwè deverá sempre ter a forma humana (rosto e ombros somente), feito de argila, e estará sempre posicionado a frente do Vodun Fa. Deverá ser acomodado em uma espécie de alguidar chamado asihwèlegbà, no alto de sua cabeça deverá existir 3 penas vermelhas; na frente destas 3 penas deverá existir um asen para oferendas chamado asen godokponõ, depois das penas deverá ser colocado o tãlun (ferramenta de metal muita parecida a uma calçadeira de sapatos com o cabo um pouco mais comprido), ao lado do tãlun deverá ser posicionada uma agulha e por último uma faca chamada lãsaxlike.
No pescoço deste Legba deverá ser colocado um colar com dezesseis ou quarenta e um búzios.
Muito importante : Este Legba deverá ficar protegido dos olhos comuns, por isto ele deverá ficar em baixo de uma espécie de alguidar emborcado, chamado de wulegbà.

É o nome FON do orixá Yorubá Exú. Entre os fon e os Ewê (euê), Legba possui um aspecto eminentemente fálico, e seus iniciados, os Legbasi, transportam os sacra de Legba (assentamento), composto de uma complexa parafernália onde predominam cabaças e pequenas esculturas fálicas, para onde quer que forem e vestem uma saieta de ráfia tingida de roxo. Carregam ainda um falo esculpido madeira (ogo), que nas festas públicas gostam de esfregar no nariz dos turistas. Legba pode ser encontrado em todos os Templos (humkpame) , pois é ele quem abre o caminho para os demais Voduns poderem atuar. O Legba guardião dos templos, das aldeias e casas particulares, montado na forma de um montículo de barro de onde sai um enorme falo ereto, é eminentemente uma entidade coletiva (Agbo-Legba), mas se conhece ainda um Legba feminino (Assi-Legba ou Legbayonu) que é montado e cultuado para proteger as mulheres e das crianças da comunidade, ainda que a mulher de Legba, segundo os fon seja Awovi (cujo nome significa "filha do engano" e representa os acidentes), que é representada por uma estatueta de barro de aspecto feminino, sem cabeça e com os olhos no lugar dos seios e boca na altura da vagina, normalmente maior do que a representação de Legba. Minona (representação divinizada dos poder mágico atribuído às mulheres) e Ayizan também são consideradas ora esposas, ora mães de Legba.

Legbá-Vodun é filho da sétima gestação de Mawu-Lisa, portanto é o caçula da hierarquia dos Voduns. Acada Vodun filho seu, Mawu ensinou uma linguagem diferente, que deveria ser usada em seus próprios domínios de Djò ficou encarregado de ensinar a linguagem aos homens, mas todos se esqueceram como falar a linguagem de Mawu com exceção de Legbá, que nunca se separou de seus genitores. Assim todos os Voduns e toda a humanidade teria de recorrer a Legbá para se comunicar com Mawu. Legbá-Vodun passou assim a estar em toda a parte, para levar e trazer mensagens dos seres criados por seus criador. 
Legbá, por ser muito arteiro e aprontar muitas brincadeiras perigosas e sem limites e também por ser o preferido de Mawu, foi mantido perto dos pais. Recebeu a incumbência de ser o mensageiro entre os irmãos Voduns e Mawu-Lisa. 
Recebeu o dom de saber todos os idiomas e dialetos para que pudesse e escutar tudo no céu e na terra e contasse para seus pais. Uma missão dificel que não poderia falhar, formando-se assim o controle Orun-Aiye. Embora o povo Fon cite somente o nome de Mawu como o Deus criador, eles têm conhecimento da existência de Lisa e o consideram o lado justiceiro de Mawu. 
No Benin os fetiches de Legbá-Vodun geralmente são representados por um montículo de terra com uma peça fálica, que representa a audácia de Legbá, como a coragem e a procriação. 
Existem duas definições para Tô-Vodun. Tanto podem ser um vodun cultuado por todos os habitantes de uma localidade, como sendo emblemático daquela localidade, independente dos laços familiares e tribais entre os habitantes;como também podem ser voduns cultuados por praticamente e todos os adeptos da religião Fon. Neste caso, Legbá, Fá, Gu, e talvez Agué, são Tô-Voduns. Algumas vezes essa atribuição pode ser estendida a voduns populares como Sakpatá, Dan, Lisa e Hevioso.

Não se deve confundir Tô-Vodun com Tó-Vodun, ou voduns das águas, como Agbê, Sinmenu-Sogbô, Naete, Avlekete, os Tohossu, etc. Embora sendo pertencente aos Tô-Vodun ele é um Vodun integrante aos Ayi-Vodun, os voduns do panteão da terra, por ter ele o controle desta, como também aos Ji-Vodun do panteão do céu por Legbá ter livre acesso ao Orun(céu). Vejamos então que Legbá esta sempre presente em todos os panteões de Voduns, por ser este o eixo da dinâmica e propulsor do ASE, fazendo com que este seja levado e distribuido a quem de direito tiver e fazer a cobrança dos que mal agirem. 
Legbá-Vodun é nome fon do Orisá Esu da cultura Yorubá. Entre os fons e os Ewê, Legba possui um aspecto eminentemente fálico, e seus iniciados, os Legbasy, transportam os sacra de Legba (assentamentos), composto de uma complexa quantidade de asés, onde predominan cabaças e pequenas esculturas fálicas, para onde quer que forem e vestem uma saieta de ráfia tingida de roxo. Carregam ainda um falo de madeira esculpido chamado OGO, que nas festas públicas gostam de fazer exibição deste. 
Legbá pode ser encontrado em todos os templos, pois é ele quem abre o caminho para os demais Voduns poderem atuar. O Legba guardião dos templos, das aldeias e casas particulares, montado na forma de um monticulo de barro de onde sai um enorme falo ereto, é eminentemente uma entidade coletiva o AGBO-LEGBÁ, mas se conhece ainda um Legbá feminino ASSI-LEGBÁ ou LEGBAYONU que é montado e cultuado para proteger as mulheres e as crianças da comunidade, ainda que a mulher de Legbá, segundo os Fons seja AWOVI, cujo nome significa FILHA DO ENGANO e representa os acidentes, que é representada por uma estatueta de barro de aspecto feminino, sem cabeçae com os olhos no lugar dos seios e a boca na altura da vagina, normalmente maior do que a representação de Legba.

 

MINONA é a representação divinizada dos poderes mágicos atribuido às mulheres, e AYIZAN também são consideradas ora esposa, ora mãe de Legbá. Para os fons , Legbá foi encarregado neste mundo a contar as pessoas vivas e mortas, e assim noticiar ao todo poderoso sobre a quantidade de seres vivos e aqueles que deixaram a fce da terra visivel. Os fons acreditam que Legbá é um Vodun intransigente e independente das bontades dos próprios desejos do povo Fon. Haja, o grande temor que eese povo possui dos sacerdotes de Legbá. Originário da região do antigo Dahomey, Legba foi muito cultuado, para amendrontar os inimigos do povo Fon no caso os invasores brancos, ou usá-lo para atacar seus inimigos étnicos. Po isso com a chegada dos padres católicos e prostestantes nas épocas da colonização de África. . . 
No que se refere ao culto de Legbá, que também é possuidor de culto a parte de outros Voduns, o mesmo foi caracterizado como um bárbaro sanguinário na visão leiga e completamente distorcida dos sacerdotes cristãos, os quais chamavam este Vodun de diabo. Para o povo Fon Legbá é muito poderoso e astuto sendo que, aquele que estiver em seu caminho é melhor sair de sua frente. Do culto de Legbá-Vodun originou-se o culto a ESU, entre os Yorubás, nas épocas das guerras e criações dos reinados vigentes naquelas regiões. 
Legbá-Vodun sempre é cultuado primeiro, do que qualquer Vodun, esta regra jamais é esquecida pelo povo Fon, pois é ele que se encarrega de deixar passar qualquer tipo de oferenda seja a que Vodun for. Mesmo nos casos de ebós e outros tipos de interversão espiritual praticada seja por qualquer sacerdote e de qualquer culto espiritual. Está encarregado em vigiar o bom andamento e atitudes do ser humano, seja benéficas ou maléficas. e se incumbirá das devidas cobranças. 
Também devemos citar que Legbá-Vodun, é o unico Vodun masculino que tem acesso ao mundo espiritual da KENESSI (senhoras poderosas a grande Mãe Ancestre - YAMI OSORONGA)

No Benin os fetiches de Legbá-Vodun geralmente são representados por um montículo de terra com uma peça fálica, que representa a audácia de Legbá, como a coragem e a procriação. 
Os antigos viajantes e pesquisadores muito falaram dessa divindade que a todos impressionava por seu aspecto erótico. 

PRUNEAU DE POMMEGORGE; foi o primeiro que, tanto quando podemos saber, descreveu um Legbá. Eis como apresenta o Legbá de Ouidah, onde permaneceu de 1743 a 1765; a um quarto de légua dos fortes dos dahomeanos ainda têm um deus Príapo, feito grosseiramente de terra, com seu principal atributo, que é enorme e exgerado em relação à proporção ao restante do corpo. As mulheres sobretudo, vão oferecer-lhe sacrificios, de acordo com sua devoção e com o pedido que lhe farão. Essa má estatua encontra-se debaixo do forro de uma choupana que a abriga da chuva.